Site mostra ‘beleza’ provocada por degradação ambiental



Fotógrafo retrata a poluição com belas imagens; acima, sobras de cinzas de uma usina a carvão na Louisiana (EUA) (Fotografia: J Henry Fair)

O fotógrafo americano J. Henry Fair reuniu em um site algumas de suas famosas fotos aéreas mostrando a ‘beleza’ causada pela devastação do ambiente.

Reunidas na exposição digital “Industrial Scars” (“Cicatrizes Industriais”, em tradução livre), a poluição é exposta com cores vivas que transformam uma paisagem destruída em um espetáculo de cores e texturas.


As cores da foto acima são devido aos resíduos de bauxita, vindos da produção de alumínio em Darrow, na Louisiana. (Fotografia: J Henry Fair)

O fotógrafo, que é de Nova York, tenta atrair o público para a questão da destruição do ambiente por meio da beleza das imagens.

Fair afirma que, inicialmente, fotografou coisas “feias”, com a intenção de simplesmente jogar o questionamento sobre estética para as pessoas.


Usina química perto de Nova Orleans que fabrica itens para cosméticos e embalagens plásticas. (Fotografia: J Henry Fair)

“Com o tempo, comecei a fotografar todas estas coisas de forma a transformá-las em algo simultaneamente belo e assustador”, escreveu o fotógrafo no site da mostra digital.

O objetivo de Fair é atrair as pessoas com a beleza das imagens para que elas queiram aprender mais sobre o que cada uma mostra.


Imagem do golfo do México mostra vazamento de óleo da plataforma Deepwater Horizon, que explodiu em 2010. (Fotografia: J Henry Fair)

As imagens exibem rios poluídos retratados como vasos sanguíneos em meio a uma paisagem tomada pelo enxofre, resíduos de herbicidas que invadem a paisagem como uma camada de algas na água e até o vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México.

As fotos estão no livro “The Day After Tomorrow: Images of Our Earth in Crisis” (sem tradução, publicado pela powerHouse Books).


Um rio poluído lembra a um vaso sanguíneo em meio ao enxofre em Fort McMurray, no Canadá. (Fotografia: J Henry Fair)

Fonte: Folha / BBC News
Original: http://bit.ly/uO3nVN


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

About these ads

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: