UE prepara-se para tornar detergentes da loiça menos agressivos para o Ambiente




O excesso de nutrientes na água que pode levar à formação descontrolada de algas. (Fotografia: Nir Elias/Reuters/arquivo)

Os Estados membros deram luz verde à redução drástica do uso de fósforo nos detergentes para lavar a loiça e assim evitar os tapetes de algas verdes que sufocam rios e lagos.

Uma proposta inicial da Comissão Europeia apenas previa a proibição do fósforo nos detergentes para lavar a roupa. Mas os Estados membros votaram nesta terça-feira no Comité dos Representantes Permanentes da União Europeia (UE) – órgão que presta assistência ao Conselho Europeu – por um alargamento da restrição aos detergentes para lavar a loiça.

Segundo o site Euroactiv, o objectivo da UE é travar o fenómeno da eutrofização, isto é, o excesso de nutrientes na água que pode levar à formação descontrolada de algas e à redução dos níveis de oxigénio na água.

“A notícia de que os Estados membros aceitaram alargar a restrição sobre o fósforo aos detergentes para lavar a loiça é um triunfo”, disse o eurodeputado britânico e responsável por este tema no Parlamento Europeu, Newton Dunn. “Há cinco meses, o comité de Ambiente do Parlamento adoptou a minha proposta para esta extensão porque acreditamos que é uma forma eficaz e eficiente para tornar os detergentes, usados diariamente nas casas europeias, mais amigos do Ambiente”, acrescentou. “Estou encantado porque cinco meses depois, o Conselho Europeu, finalmente, concordou connosco.”

Agora, a nova restrição seguirá para votação final pelo Parlamento Europeu, de 13 a 15 de Dezembro.

A costa Norte de França foi afectada no Verão por um excesso de algas tóxicas, um problema que, nos últimos anos, tem piorado. A BBC noticiou que centenas de toneladas de algas foram removidas das praias e que dezenas de animais foram encontrados mortos.

Autor: Helena Geraldes
Fonte: Ecosfera – Público
Original: http://bit.ly/vYBEFQ


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

About these ads

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: