ADENE apoia novas medidas de eficiência energética


A ADENE – Agência para a Energia lança esta quinta-feira três novos concursos no âmbito do Programa GERE, para comparticipar a fundo perdido a aquisição de equipamentos eficientes nos sectores da Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços.

O Programa GERE – que surgiu no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) – tem um orçamento de 814 mil euros. Segundo a ADENE, as medidas vão permitir diminuir o consumo de energia eléctrica em 27,7 GWh/ano, correspondendo a 2,2 milhões de euros em custos evitados por ano.

As medidas aprovadas são “Iluminação LED em Monumentos e Edifícios Históricos” (LED Monumental); “/Phase Out/ de lâmpadas ineficientes em Aldeias Rurais e Históricas” (/Phase Out Hg/) – e gestão eficiente da força motriz: “Variadores Electrónicos de Velocidade” (VEV III).

A medida LED Monumental quer melhorar a eficiência energética da iluminação de monumentos e fachadas de edifícios históricos, financiando 1.500 luminárias de tecnologia LED, em 50 monumentos e edifícios históricos em Portugal.

A intervenção em /Phase Out/ /Hg/ destina-se à melhoria da eficiência energética da iluminação pública pela substituição de equipamentos ineficientes. A medida abrange 200 freguesias em Portugal Continental, com 20 mil pontos de luz a serem intervencionados.

Já a medida VEV dirige-se às empresas do sector agrícola e industrial e financiará a aquisição de 140 Variadores Electrónicos de Velocidade em cerca de 70 empresas, permitindo desta forma reduzir o consumo de motores eléctricos associados a sistemas de bombagem, ventilação e compressão de ar.

Original: http://bit.ly/p4HqTS


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: