Alemanha interessada em “comprar sol grego” – Papandreou


O primeiro-ministro da Grécia, Georges Papandreou, confirmou hoje o interesse da Alemanha em “comprar Sol” grego, através da importação de eletricidade produzida por parques fotovoltaicos.

No decurso de uma conferência de imprensa em Salónica que assinalou a “rentrée” política e económica, Papandreou indicou que se vai deslocar à Alemanha no final de setembro para discutir estes projetos com a sua homóloga Angela Merkel, no decurso de um congresso de industriais alemães.

“Podemos fornecer à Alemanha entre 10 mil a 15 mil megawatts”, precisou, apesar de sublinhar a urgência para o país de combater a “corrupção e a burocracia”, que no passado comprometeram numerosos programas de investimentos.

O chefe do governo de Atenas ressalvou o “enorme interesse” alemão face às capacidades gregas de produção de energias renováveis, no âmbito do anunciada abandono da energia nuclear na Alemanha, e pelas dúvidas que permanecem sobre a estabilidade política na margem sul do Mediterrâneo.

“Existia um projeto no Saara mas está a ser posto em causa pelas evoluções políticas”, indicou Papandreou.

Após a visita à Grécia de um responsável alemão, no âmbito de um plano comum de promoção dos investimentos para ajudar ao relançamento da economia helénica, o ministério do Ambiente revelou a aprovação de um projeto de instalação de parques solares de 20 mil hectares destinados à exportação para a Alemanha.

De acordo com os “media”, este projeto denominado “Helios” — nome do antigo deus do Sol — possui um orçamento inicial de 20 mil milhões de euros.

Fonte: 2011 LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Original: http://bit.ly/nDNqBi


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: