Suíça vai fechar as suas centrais nucleares até 2034



Em Maio, a Alemanha anunciou o fim do nuclear até 2022

Os cinco reactores nucleares da Suíça deverão ser encerrados, gradualmente, até 2034, segundo uma decisão aprovada pelo Parlamento suíço na semana passada.

Em Maio, o Governo suíço recomendou o encerramento gradual dos reactores nucleares e um mês depois, esta posição foi aprovada pela Câmara Baixa. Agora, foi a vez do Parlamento se pronunciar a favor do fim da energia nuclear até 2034.

Assim, a central nuclear de Beznau I deverá fechar em 2019, seguida da central de Beznau II e Muehleberg em 2022, da Goegen em 2029 e da Leibstadt em 2034.

Os social-democratas, os “Verdes” e o Partido Democrata Cristão saudaram a decisão do Parlamento como um passo importante para a aposta nas energias renováveis.

Encerrar os cinco reactores vai custar à Suíça cerca de 3,1 mil milhões de euros, avança o site Euroactiv. A nova política energética do país passará pela maior aposta nas hidroeléctricas, renováveis, não descartando a necessidade de mais importações e da utilização dos combustíveis fósseis.

“Se conseguirmos promover novas tecnologias, este será um investimento em nome dos nossos filhos e em nome do futuro da Suíça”, comentou a ministra do Ambiente e da Energia, Doris Leuthard, citada pelo Euroactiv.

Em Maio, a Alemanha anunciou o fim do nuclear até 2022.

Fotografia: Vladimir Soldatkin / Reuters
Fonte: Ecosfera – Público
Original: http://goo.gl/KMCXl


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: