Ban Ki-moon defende energia limpa para todos


“Precisamos de uma revolução energética” pediu o secretário-geral da ONU


Ban Ki-moon: “Necessitamos não somente de uma energia universal, mas que ela seja limpa e sustentável”

Oslo – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que estudou sob a luz de velas quando era jovem, defendeu nesta segunda-feira o acesso universal a uma energia limpa, ainda inacessível para mais da metade da população mundial, segundo um novo estudo.

“Precisamos de uma revolução energética”, declarou Ban durante uma conferência em Oslo. “Necessitamos não somente de uma energia universal, mas que ela seja limpa e sustentável”, disse.

Dos 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 1 bilhão não têm acesso à energia nos dias de hoje, e quase 3 bilhões são obrigadas a utilizar fontes energéticas “sujas” (madeira e carvão) para suas necessidade domésticas, segundo um novo estudo da Agência Internacional de Energia (AIE).

Segundo o secretário-geral da ONU, uma energia limpa em escala mundial é indispensável para responder a “todos os desafios globais”: a pobreza, as mudanças climáticas, a escassez de água, saúde, a crise alimentar e o acesso das mulheres a cargos de responsabilidade.

Organizada pela Noruega e pela AIE, a conferência de Oslo reúne mais de 70 países para discutir o financiamento de uma energia limpa acessível à todos.

A ONU definiu para 2030 três objetivos conectados, lembrou Ban: o acesso de todos aos serviços energéticos modernos, um aumento de 40% da eficácia energética e a duplicação da estrutura de energias renováveis.

Fotografia: Bradley Ambrose / AFP
Fonte: Exame / AFP
Original: http://bit.ly/pHtamf


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: