Fundo Verde da ONU está ameaçado por crise financeira


Estados Unidos, grande afetado pela crise, diminui seus esforços na área


EUA pode não ter o que apresentar durante a Conferência Climática a ser realizada em Durban, na África do Sul

A crise econômica pode mitigar a obtenção de recursos para o Fundo Verde, que tem como intuito captar verbas de países desenvolvidos para injetar nos projetos de redução nas emissões das nações emergentes.

A atual situação financeira enfrentada por muitos países industrializados tem dificultado as negociações sobre o combate às mudanças climáticas. Os bloqueios nas discussões podem ser percebidos durante a última reunião preparatória para o COP 17, em realização no Panamá.

A ajuda dos países desenvolvidos é fruto de um compromisso contido no protocolo de Kyoto, que prevê a mitigação das emissões e o direcionamento de US$ 30 bilhões até 2012, para reduzir a poluição nas nações ainda em desenvolvimento.

Uma das grandes ameaças são os Estados Unidos, um dos grandes afetados pela crise, que não fazem parte dos países que assinaram o Protocolo de Kyoto. Além disso, os esforços dos norte-americanos são mitigados por causa da crise financeira que atinge o país. Por isso, uma das nações mais poluidoras do mundo, ao lado da China, pode não ter o que apresentar durante a Conferência Climática a ser realizada em Durban, na África do Sul, em novembro e dezembro deste ano. Especialistas que acompanham o encontro garantiram que os países emergentes têm se esforçado para que o Protocolo de Kyoto seja renovado após 2012, quando chega ao fim a primeira concordata.

Por outro lado, nações ricas como Noruega e Austrália, propõem que Brasil, China, Índia e África do Sul também sejam obrigadas a assinar o acordo de redução em suas emissões e apenas os países pobres sejam isento desta responsabilidade. A ideia é de que a proposta tenha como limite o ano de 2015 para que as nações possam se adaptar às novas condições de desenvolvimento.

Fotografia: Stan Honda / AFP
Fonte: Exame / Ciclo Vivo
Original: http://bit.ly/qOdCjH


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: