Multas pela maré negra no Golfo do México poderão chegar aos 45 milhões de dólares



A plataforma explodiu a 20 de Abril de 2010

As empresas responsáveis pela plataforma de exploração petrolífera que causou a maré negra no Golfo do México, no ano passado, incorrem em multas até aos 45 milhões de dólares (32,8 milhões de euros), segundo as autoridades norte-americanas.

Ontem, o Governo norte-americano enviou à BP (British Petroleum), à Transocean e à Halliburton notificações formais relativas a, pelo menos, 15 violações das normas de segurança que terão levado à explosão da plataforma Deepwater Horizon a 20 de Abril de 2010. Onze trabalhadores morreram e o equivalente a cerca de cinco milhões de barris de crude foi derramado nas águas do Golfo do México. Cerca de 1700 quilómetros de zonas húmidas e praias foram afectados e mais de seis mil aves morreram, segundo as contas do Conselho norte-americano de Defesa dos Recursos Naturais.

As multas podem chegar aos 45 milhões de dólares, noticia o jornal “The Guardian”. Mas a BP incorre ainda em outras coimas por violações ao Ambiente.

“As empresas que violarem as regulamentações federais devem ser responsabilizadas”, comentou Michael Bromwich, director do Departamento de Gestão e Regulamentação dos Oceanos, citado por aquele jornal.

Hoje, os executivos das três empresas deverão comparecer no Congresso norte-americano para responderem a uma investigação das autoridades que durou 17 meses, segundo a qual a causa principal da explosão foi um corte de custos.

A britânica BP era a empresa que explorava a plataforma petrolífera, a norte-americana Halliburton a empresa que selou o poço Macondo e a suíça Transocean era a proprietária da plataforma. Estas empresas podem recorrer das notificações, as primeiras desde o acidente.

Autor: Helena Geraldes
Fotografia: Sean Gardner / Reuters
Fonte: Ecosfera – Público
Original: http://bit.ly/qWdHDH


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: