Governo prepara estratégia para o petróleo e o sector mineiro



O Governo está a preparar uma estratégia para o petróleo e sector mineiro, a apresentar em 2012, disse hoje o subdirector-geral da Direcção-Geral de Energia e Geologia, Carlos Caxaria.


Governo espera uma supresa positiva a médio, longo prazo. (Forografia: Daniel Rocha)

Em declarações à agência Lusa, à margem do Fórum da Indústria Extractiva que hoje decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Carlos Caxaria defendeu que “o esforço de prospeção de petróleo será inevitavelmente acelerado no momento da primeira descoberta”.

“No dia que Portugal tenha a sorte de ter uma primeira descoberta, não temos que andar à procura de empresas para vir investir, elas vêm a correr atrás de nós e as próprias condições negociais poderão ser optimizadas”, antecipou.

“Vai haver uma estratégia que já está a ser preparada por este Governo. O anterior também já a tinha começado a fixar, mas depois não teve tempo para a concretizar. Durante 2012, teremos essa estratégia para o petróleo e sector mineiro cá fora”, adiantou à Lusa.

Para Carlos Caxaria, é preciso “muito bom senso” e não se podem “ter atitudes que levam as empresas a ir embora, porque há muito sítio em todo o mundo onde esse dinheiro pode ser gasto, que não em Portugal”.

“Nós temos que acarinhar as empresas, criar-lhes condições administrativas para que não haja perdas de tempo estéreis”, defendeu.

O responsável falou da empresa brasileira Petrobrás, que “tem outros trabalhos à escala global, onde tem os equipamentos a operar”, aprofundando em Portugal “o conhecimento científico na área da geofísica, da sísmica 3D, identificando alvos para que dentro de dois, três anos possa vir furar esses alvos que entretanto foram selecionados”.

“Nós confiamos muito na Petrobrás, é das mais experientes à escala global. Estamos convictos que vamos ter uma surpresa positiva, a médio, longo prazo”, confessou.

Fonte: Público / Lusa
Original: http://bit.ly/rGxfxf


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: