Fenda na Antárctida pode criar iceberg com área de Berlim




A racha no glaciar Pine Island. (Fotografia: NASA / DMS)

Já é uma linha de 30 quilómetros que pode ser vista do ar, e que está a cortar mais um pedaço de gelo do glaciar Pine Island, na região Oeste da Antárctida. O fenómeno foi registado pela IceBridge, um projecto da Agência Espacial Norte Americana (NASA), quando ficar formado pode ter mais de 800 quilómetros quadros, o equivalente à área da capital alemã.

A IceBridge analisa o estado e as dinâmicas dos gelos polares para ajudar a estimar com mais correcção o aumento dos níveis médios do oceano. A NASA utiliza um avião que voa por cima das vastas áreas geladas da Antárctida que tem aparelhos para medir as características dos glaciares e permite aos cientistas avaliarem as dinâmicas dos gelos.

A 14 de Outubro os cientistas descobriram a racha no meio do glaciar. Desde 2001 que o Pine Island não produzia um iceberg tão significativo. A região tem um ciclo de cerca de uma década na produção de grandes glaciares. Os cientistas calculam que o iceberg irá desprender-se do continente no final deste ano ou no início de 2012.

Para já a racha tem 30 quilómetros de comprimento e 60 metros de altura. Mas quando se desprender, a profundidade do iceberg pode chegar aos 500 metros e ter uma área equivalente a dez vezes o concelho de Lisboa.

Fonte: Ecosfera – Público
Original: http://bit.ly/rHEUDB


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: