Vigilantes da Natureza querem corpo nacional para lhes dar mais reconhecimento




Serra de Arga, Minho. (Fotografia: Paulo Ricca / arquivo)

O presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza defendeu ontem, no Parlamento, a criação de um corpo nacional para dar mais competências e reconhecimento à profissão e alertou para a falta de profissionais.

“A criação de um corpo nacional seria uma solução para muitos problemas. Iria colocar alguma organização nesta tarefa de vigilância”, disse Francisco Correia aos deputados da comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

Segundo o dirigente associativo, um corpo nacional evitaria, por exemplo, que para a mesma ocorrência fossem chamados elementos de várias entidades como os vigilantes, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna), da GNR, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entre outros.

Esse corpo nacional teria uma estrutura própria e poderia funcionar “encostado” a um serviço ministerial, acrescentou.

Falta de elementos no terreno

Francisco Correia alertou os deputados para a “falta muito grande de elementos no terreno” e disse que os 182 não são suficientes para cobrir todo o país. Em declarações à agência Lusa disse que “o mínimo necessário seriam 500 vigilantes”.

“É necessário cobrir o terreno 24 horas por dia – até porque as grandes infracções ocorrem de madrugada ou ao anoitecer – e isso não é possível fazer com os vigilantes que temos”, explicou. O presidente da Associação referia-se a construções ilegais, despejo de entulho ou poluição das águas.

Francisco Correia disse ainda que “falta um reforço da autoridade” dos vigilantes e lamentou que a profissão “não seja reconhecida”. “Muita gente não sabe que existimos. Conhecem os rangers da televisão e não sabem que também há essa profissão em Portugal”, afirmou.

Fonte: LUSA
Original: http://bit.ly/uqjV7i


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: