Projeto de nuvens portáteis vence categoria Consumo



“Portable Cloud”, de Adalberto Rodrigues e Ricardo Barbosa Vicente, foi o vencedor da área Consumo do Movimento Milénio. O projeto prevê a criação de nuvens portáteis capazes de gerar água potável em zonas onde este meio é escasso.


(Fotografia: José Ventura / Expresso)

O projeto “Portable Cloud” foi o vencedor da área Consumo do Movimento Milénio, cuja final se realizou hoje, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Durante a sessão, foram ainda apresentados os outros finalistas: “Dou.pt”, “Livro de Reclamações” e “Mercado de Trocas para Crianças”.

“Portable Cloud” é um projeto da autoria do arquiteto Ricardo Barbosa Vicente e do técnico de energias renováveis Adalberto Rodrigues, os quais tencionam criar nuvens portáteis responsáveis pela criação de água potável através da humidade presente no ar, o que poderá vir a ter usos importantes em zonas de desastre, conflito e outras.

A dupla já criou um primeiro protótipo e garante que a total viabilidade da tecnologia. O problema será massificar a sua produção, algo que não faz parte dos planos imediatos do projeto, que espera estar plenamente operacional num espaço de dois anos.

Todos os projetos fizeram uma apresentação de sete minutos, sendo posteriormente questionados sobre pormenores específicos das suas ideias pelos membros do júri: Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, António Ramalho, administrador do Millennium bcp em substituição de Carlos Santos Ferreira, Albano Homem de Melo, administrador da H3, e Luis Reis, chief corporate center officer da Sonae SGPS em substituição de Paulo Azevedo.

A dupla vencedora vai poder participar numa conferência de referência internacional, à escolha, com despesas pagas até ao valor de 12.500 euros.

Fechadas as quatro áreas do Movimento Milénio, resta agora apenas realizar a sessão de encerramento, que vai decorrer no Convento do Beato, a 6 de dezembro.


Autor: Carlos Afonso Monteiro
Fonte: Movimento Milénio – iniciativa Expresso e Millennium BCP
Original: http://bit.ly/usGPgD


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário