Alterações climáticas provocam aumento do preço dos alimentos



Como consequência das alterações climáticas, as secas e as cheias prolongadas são cada vez mais frequentes. De acordo com a Oxfam, estes fenómenos são uma ameaça grave para a segurança alimentar dos estados e vão colocar os povos vulneráveis mais perto do limiar da miséria.
A organização avança que o aumento dos preços dos alimentos é uma ameaça real e que, com o agravar do aquecimento global, as pessoas vão ser ogrigadas a gastar na alimentação uma parte cada vez mais sustancial do seu rendimento.

Os incêndios do ano passado na Rússia, as cheias do Sudeste Asiático que, nomeadamente na Tailândia, duram há mais de quatro meses, são acontecimentos recentes que provocaram grandes e inesperadas subidas no preço dos alimentos. O preço dos cereais a nível mundial aumentou 85% no rescaldo dos incêndios russos e, no Cambodja, Vietname e Tailândia, o preço do arroz subiu, até agora, entre 19 e 30%.

O Corno de África, que está a ser assolado pela pior seca dos últimos 60 anos, tem obrigado as suas populações a deslocarem-se. Milhares de pessoas já morreram e muitas mais estão em perigo, lutando para conseguir cultivar e comprar os seus alimentos, avança o The Telegraph.

De acordo com os cientistas, caso as emissões de gases de estufa continuem a aumentar até ao final do século, as secas e chuvas prolongadas tornar-se-ão cada vez mais frequentes.

A Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas que a partir de hoje e até 9 de Novembro está reunida em Durban, no Sul de África, deve ter em consideração que «as suas decisões devem proteger as reservas alimentares e salvar milhões de pessoas da fome e da pobreza», afirma a Oxfam.

A organização pede aos negociadores em Durban que cheguem a um acordo sobre as alterações climáticas e que o façam o mais depressa possível. Simultaneamente, os governos mundiais devem chegar a acordo acerca da redução das emissões de gases com efeito estufa.

Fonte: Sol
Original: http://bit.ly/uwn9aU


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: