Arquitetos projetam cidade verde no “umbigo do mundo”


Projeto propõe revitalizar mina de diamante desativada na cidade de Mirniy, na Rússia, uma das maiores crateras feitas pelo homem


(Fotografia: Wilimedia Commons)

Uma gigantesca mina de diamante abandonada no leste da Sibéria, na Rússia, pode dar lugar a uma cidade totalmente sustentável. Pelo menos essa é ideia da firma de design AB Elis, que projetou a Eco-City 2020, uma incrível cidade verde subterrânea, capaz de abrigar até 100 mil moradores.


(Fotografia: Wilimedia Commons)

O projeto ocuparia integralmente o buraco a céu aberto que fica na congelante cidade russa de Mirney e que durante anos serviu para exploração de diamante. Com cerca de um quilômetro de diâmetro e 500 metros de profundidade, a região é considerada uma das maiores crateras artificiais do planeta e, por suas dimensões, é chamada de “umbigo do mundo”.


(Fotografia: AB Elis)

A Eco-city é planejada em três níveis principais, cada um deles possuiria fazendas verticais, florestas, residências, áreas comerciais, de recreação e de lazer. O mais interessante ponto desse projeto é a construção de um enorme domo de vidro que protegerá a cidade do clima rigoroso da Sibéria, permitindo que a temperatura interna seja controlada de forma automotizada e também, terá toda sua energia extraída de células fotovoltaicas.


(Fotografia: AB Elis)

No primeiro piso, ficaria a parte residencial, com apartamentos, terraços e espaços abertos para a biosfera e com vista para a floresta no centro da cidade, criando assim, um ambiente com total harmonia com a natureza construída. Segundo seus criadores, com regras ambientais rígidas, a prioridade da Eco City 2020 é a qualidade de vida de seus habitantes, tudo o que for produzir na cidade deve ser ambientalmente sustentável e reciclável.


(Fotografia: AB Elis)

Autor: Vanessa Barbosa
Fonte: Exame
Original: http://bit.ly/tkpW88


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: