Ipiranga instala pontos de coleta lixo eletrônico



Coleta de pilhas, baterias e celulares será feita em 30 postos da cidade do Rio de Janeiro

A rede de postos Ipiranga implantou, em novembro, um projeto piloto de coleta de pilhas, baterias e celulares em cerca de 30 postos da cidade do Rio de Janeiro, nas unidades Jet Oil, rede da marca especializada em troca de óleo, onde já é feita a coleta do óleo usado proveniente das trocas.

O objetivo é oferecer uma alternativa acessível e simples para a destinação e recuperação correta destes resíduos eletrônicos, visando à preservação do meio ambiente. Esta iniciativa está em linha com outras ações de sustentabilidade que a Ipiranga tem implementado, como o posto ecoeficiente e o cartão Carbono Zero, ambos pioneiros no segmento.

“Este projeto começou aqui no Rio, mas o próximo passo é expandi-lo para outros estados.”, diz o Diretor Superintendente da Ipiranga, Leocadio Antunes.

As unidades participantes contarão com uma caixa coletora, onde qualquer pessoa poderá depositar estes materiais. Veja abaixo como funciona:
– Os clientes levam pilhas, baterias e celulares usados até as unidades Jet Oil e os depositam nas caixas coletoras;
– Quando a caixa coletora estiver cheia (acima da capacidade máxima de 30 quilos), o posto solicita o recolhimento do material para uma empresa de logística que leva os resíduos para a reciclagem;
– Esta empresa faz a separação das pilhas, baterias e celulares que serão enviados para a destinação correta.

A iniciativa é mais uma ação de sustentabilidade da Ipiranga, que já construiu 50 postos ecoeficientes em todo o Brasil. Estas unidades pioneiras são concebidas, visando o uso eficiente dos recursos naturais.

Outra ação pioneira e sustentável é o Cartão Ipiranga Carbono Zero, que possibilita ao consumidor neutralizar o gás carbônico emitido pela queima do combustível do veículo, por meio de projetos como plantio de árvores.

Iniciado no fim de 2007, o programa já neutralizou mais de 31 mil toneladas de carbono e promoveu o plantio de mais de 110 mil mudas nos municípios de Guzolândia, em São Paulo, e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Fonte: CicloVivo / Exame
Original: http://bit.ly/u8CjKo


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: