China deita taxas da UE para o lixo



“China defende companhias aéreas contra plano de taxas da UE”, titula o Financial Times, depois do Governo chinês ter ordenado às companhias aéreas nacionais que não cumpram o pagamento das taxas de emissão de carbono. A controversa taxa, que parte do esquema de trocas das emissões da UE (ETS), provocou já uma guerra de palavras entre os Estados Unidos e a Comissão Europeia. O anúncio de que as companhias aéreas chinesas estão proibidas de aumentar os preços dos bilhetes ou de quaisquer taxas a cobrar aos passageiros, pode agora “tornar-se numa guerra comercial”, segundo altos funcionários. No entanto, o FT escreve:

O impacto nas linhas aéreas chinesas com rotas para a Europa não é claro. Apesar da taxa de carbono da UE para as companhias aéreas ter entrado em vigor a 1 de janeiro, Bruxelas ainda não começou a cobrá-la. Mas todas as companhias aéreas que usam aeroportos europeus são abrangidas por este esquema. As companhias que persistirem em não cumprir o pagamento poderão ser banidas dos aeroportos da UE.

O Financial Times escreve que a indústria da aviação “representa apenas cerca de 3% das emissões globais de carbono” mas “a UE acredita que o esquema de trocas de carbono é uma parte importante da luta contra as alterações climáticas”.

Fonte: Presseurope / Financial Times
Original: http://bit.ly/w5EmdE


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: