Veículo eléctrico começa viagem de 4800 quilómetros em África



Chevrin e o veículo pouco antes da partida, em Nairobi. (Foto: Pnua/AFP)

Um veículo eléctrico partiu nesta sexta-feira numa viagem de 4800 quilómetros, de Nairobi a Joanesburgo, para testar a sua resistência e para promover as energias limpas.

A carrinha Citroën Berlingo, com motor eléctrico, partiu nesta sexta-feira de Nairobi e deverá passar pelo Quénia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Botswana e África do Sul, para chegar a Joanesburgo no final de Junho. “Queremos acabar com os lugares comuns sobre os veículos eléctricos”, disse o responsável pelo projecto, o francês Xavier Chevrin, em Nairobi, na sede do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua), na quinta-feira.

Peter Gilruth, do Pnua, levantou a bandeira para assinalar a partida do veículo, que arrancou sem barulho, por causa do motor eléctrico.

O veículo está equipado com três baterias – e não apenas uma, como é mais comum -, o que lhe permitirá fazer até 500 quilómetros sem parar para abastecer, chegando a uma velocidade máxima de 110km/hora. As baterias serão carregadas em estações de abastecimento ao longo do percurso.

“A ideia é expor o veículo a condições extremas para provar a sua solidez, a sua robustez e resistência”, disse o Pnua, em comunicado. Uma das maiores dificuldades é a recorrente falta de energia na África rural. Como a carrinha não tem gerador de último recurso, se ficar sem bateria, Chevrin ficará apeado.

A Missão África, no âmbito do Ano Internacional da ONU para a Energia Sustentável para Todos, quer demonstrar que o carro eléctrico é suficientemente resistente para fazer trajectos fora das cidades, acrescentou Chevrin, que, em 2010, fez a mais longa viagem de sempre num veículo eléctrico, viajando de Xangai a Paris (13.400 quilómetros).

Segundo os dados do Pnua, o sistema de transportes baseado nos combustíveis fósseis é responsável por um quarto de todas as emissões de gases com efeito de estufa do planeta.

Autor: Helena Geraldes
Fonte: Ecosfera – Público
Original: http://bit.ly/JjKf1G


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: