Manifestantes bloqueiam construção da maior fazenda eólica da América Latina



Manifestantes pertencentes à Assembleia Comunitária de San Dionisio del Mar, no México, forçaram a paralização da construção da maior fazenda eólica da América Latina, alegando que o contrato assinado em 2004 envolveu “mentiras e desinformação”. Entre as queixas está a ampliação do projeto original, que passou de 40 para 132 turbinas.

“A dinâmica dos despejos, abusos e mentiras por parte da companhia Mareña Renováveis está cada vez mais clara”, afirma uma declaração da Assembleia, que representa agricultores e indígenas.

De acordo com fontes ligadas ao projeto, existem dois problemas fundamentais. O primeiro é o conflito entre a comunidade e a prefeitura de San Dionisio sobre o uso dos recursos pagos pelo consórcio que está construindo o empreendimento, e o segundo são as indenizações para os moradores, especialmente com relação às ruas que precisam ser construídas para dar acesso às obras.

A Mareña Renováveis afirma que está tentando dialogar com todas as partes envolvidas e que está comprometida “com uma gestão de projeto sustentável e que leve em conta os interesses de acionistas e da comunidade local”.

Por sua vez, a Vestas, que está fornecendo as 132 turbinas, divulgou uma nota na qual declara “estar trabalhando para que a execução do projeto seja realizada respeitando os aspectos sociais, ambientais e econômicos”.

Ainda não há perspectivas para a solução do impasse.

Imagem: Ilustração de como ficará o projeto quando concluído / Mareña Renováveis

Autor: Fabiano Ávila
Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais
Original: http://bit.ly/IQH7pt


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: