Versão rascunho do documento final da Rio+20 revela os vetos de cada país



Um arquivo disponibilizado pelo jornal britânico The Guardian traz algumas informações bastante interessantes de como cada país, ou bloco de nações, se posiciona diante dos tópicos a serem acordados durante a Rio+20. A versão rascunho do texto “O Futuro que Queremos” é datada de 2 de junho e destaca cada trecho que foi cortado do documento e quem teria promovido o veto.

Já na primeira página, um parágrafo fala que “erradicar a pobreza é o maior desafio mundial (…) Nesse quesito estamos comprometidos em libertar a humanidade da pobreza e da fome”. A palavra “extrema” havia sido acrescentada pelos Estados Unidos antes de “pobreza”, mas os países que formam o G77 conseguiram apagar a expressão do texto.

Logo em seguida, no trecho que fala sobre “alcançar o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões”, o G77 incluiu o conceito de “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”. Essa parte acabou sendo cortada a pedido dos EUA, Canadá, Japão e União Europeia.

Mais para frente aparece “Reconhecemos que a igualdade de gêneros e de fortalecimento da mulher, incluindo o acesso a serviços de saúde reprodutiva, são importantes para o desenvolvimento sustentável e para nosso futuro comum”. A parte sublinhada foi acrescentada pelos EUA, mas acabou vetada pelo G77 e pelo Vaticano.

Em um parágrafo sobre o consumismo, a União Europeia havia incluído “estamos comprometidos a alterar os padrões insustentáveis de consumo e produção, e eventualmente alcançar a desassociação absoluta entre o crescimento econômico e o uso de recursos naturais”. Todo o trecho foi apagado a pedido dos EUA.

Praticamente todas as 81 páginas do documento contém modificações, o que deixa claro como é difícil agradar todas as partes envolvidas. Diante disso, parecem ser pequenas as chances de que em apenas três dias de negociações formais na Rio+20 seja possível chegar a um consenso total e ambicioso.

Autor: Fabiano Ávila
Fonte: Instituto CarbonoBrasil/The Guardian
Original: http://goo.gl/oVgkr


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: