Mega jardim vertical “brota” em prédio de Barcelona



Além de dar um toque vibrante, fachada viva ajuda a filtrar impurezas do ar, controlar a temperatura interna dos apartamentos e isolar ruídos

“Vegitecture”, o termo que mistura “vegetação” com “arquitetura” dá nome ao elegante jardim vertical desenvolvido pela firma Capella Garcia para a fachada de um prédio residencial em Barcelona, na Espanha. Visto de longe, o paredão verde – de 21 metros de altura e quase 300 metros quadrados de área – chega a se confundir com a paisagem arborizada das ruas que cercam o edifício.

Os benefícios vão muito além do efeito estético de adicionar um toque vibrante ao bairro. O jardim vertical ajuda a filtrar impurezas do ar, controlar a temperatura interna dos apartamentos e ainda funciona como um isolante natural de ruídos.

Toda a estrutura é feita em aço galvanizado e cada plataforma de jardins conta om banquinhos, fontes e até um telescópio que permite a observação em detalhes da flora e fauna. Pensando em atrair os bichos da vizinhança, os arquitetos equiparam o jardim com pequenos “abrigos” para as aves urbanas.

Um sistema de irrigação por gotejamento automatizado monitora o consumo de água e alimento (fertilizante) da fachada viva por meio de drenagens programadas. E três jardineiros profissionais são responsáveis pela poda das plantas.

Autor: Vanessa Barbosa
Fonte: Exame
Original: http://goo.gl/upA50


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: