Acidente de Fukushima causado pelo homem



Investigação sobre a tragédia de Fukushima concluiu que o acidente na central nuclear não foi apenas causado pelo tsunami que assolou o Japão.


Radiações da central de Fukushima Daiichi chegaram a atingir níveis alarmantes. (Getty)

O acidente da central nuclear de Fukushima foi “causado pelo homem” e não só pelo tsunami de 11 de março de 2011, conclui uma comissão de inquérito mandatada pelo Parlamento japonês no seu relatório final sobre a catástrofe.

“É claro que este acidente foi um desastre causado pelo homem. O Governo, autoridades reguladoras e a Tokyo Electric Power Company falharam no seu dever de proteger a vida das pessoas e a sociedade”, refere o documento hoje divulgado.

De acordo com os resultados da investigação levada a cabo pela comissão mandatada pelo Parlamento japonês, “a central nuclear de Fukushima Daiichi encontrava-se numa situação vulnerável a 11 de março [de 2011], sem garantias de que pudesse resistir a sismos e a tsunamis”.

“Apesar de terem tido uma série de oportunidades para adotar medidas, as agências reguladoras e a TEPCO adiaram decisões deliberadamente, não agiram ou tomaram decisões que eram convenientes para si próprios”, acrescenta o relatório sobre a catástrofe.

Fonte: Expresso
Original: http://goo.gl/NADxH


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: