Espinafre, o rei da energia solar



Cientistas criaram uma forma de combinar a proteína da fotossíntese que converte luz em energia do espinafre com silício, material usado com frequências em placas solares


(Fotografia: Universidade Vanderbilt)

Espinafre não combina apenas com o Marinheiro Popeye. Cientistas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, provaram isso ao turbinar a produção de energia solar com esse tipo de hortaliça.

A equipe criou uma forma de combinar a proteína da fotossíntese que converte luz em energia do espinafre com silício, material usado com frequências em placas de energia solar.

Segundo a pesquisa, a combinação produz uma corrente elétrica considerada quase 1000 vezes maior do que se a proteína fosse usada com outros tipos de metal. Além disso, a voltagem obtida também foi maior.

Agora, os cientistas querem construir uma placa solar funcional com esses componentes. O painel deve ter 60 centímetros de tamanho, o suficiente para acender pequenos aparatos elétricos, como lâmpadas.

O projeto inovador já foi premiado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA e em uma feira nacional de design sustentável.

Autor: Vanessa Daraya (Info)
Fonte: Exame
Original: http://goo.gl/pCKOS


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: