União Europeia começa investigação sobre ilegalidades do setor solar chinês



A pedido de diversas companhias fotovoltaicas europeias, lideradas pela gigante alemã SolarWorld, a Comissão Europeia (CE) deu início nesta quinta-feira (6) às investigações que vão analisar se empresas solares chinesas são realmente favorecidas por subsídios considerados ilegais pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

De acordo com a aliança das companhias europeias, EU ProSun, os preços dos painéis fotovoltaicos caíram 75% entre 2008 e 2011 graças à pressão dos produtos chineses, que estariam sendo vendidos abaixo do valor de mercado – prática conhecida como dumping.

O presidente da EU ProSun, Milan Nitzschke, declarou à agência Reuters que se nada for feito o setor se transformará em um monopólio chinês. Atualmente, os painéis chineses ocupam 60% do mercado europeu.

O Ministério de Comércio da China afirmou que vê a investigação com “muito pesar” e que qualquer restrição aos seus produtos colocará em risco a expansão de uma economia de baixo carbono.

“Restringir os painéis solares chineses não vai apenas ferir os interesses da China ou da Europa, mas atrapalhará o desenvolvimento do setor global de energias limpas”, disse Shen Danyang, porta-voz do Ministério de Comércio.

O começo da investigação europeia é apenas o mais novo capítulo de uma briga que começou em maio, quando o Departamento do Comércio dos Estados Unidos (DOC) impôs taxas sobre produtos solares chineses devido às políticas de subsídios da China. Em alguns casos, os tributos chegam a 250%.

As companhias europeias cobraram por medidas semelhantes da União Europeia, que podem vir a ser tomadas se a CE comprovar a prática de dumping.

Autor: Fabiano Ávila
Fonte: Instituto CarbonoBrasil
Original: http://goo.gl/wrRCF


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: