Al Gore diz que Obama deve avançar com uma taxa de carbono




Gore pede a Obama que evite o abismo fiscal e o abismo climático ao mesmo tempo (FOTO: MARIO ANZUONI/REUTERS)

O ex-vice-Presidente norte-americano, Al Gore, sugere que Barack Obama aproveite as negociações orçamentais das próximas semanas para instituir uma taxa de carbono nos Estados Unidos.

Gore, que nos últimos anos se tornou numa espécie de ex-libris da luta contra as alterações climáticas, afirma que Obama deve aproveitar o momento da sua reeleição para acções firmes nesta área.

“Ele tem um mandato. Tem a oportunidade e tem a habilidade inerente para proporcionar a liderança necessária. Espero de facto que o faça, e peço-lhe isto respeitosamente”, disse Al Gore, numa entrevista ao jornal britânico The Guardian.

Uma das propostas do ex-vice-presidente, laureado com o Nobel da Paz em 2007 pelo seu trabalho de divulgação sobre os riscos das alterações climáticas, é a de que Obama avance com uma taxa de carbono. Esta ideia, segundo Gore, deveria ser discutida agora, juntamente com as propostas para se evitar o chamado “abismo fiscal” – a subida de impostos e os cortes nas despesas públicas que acontecerão automaticamente em Janeiro, a não ser que democratas e republicanos cheguem a um acordo nas próximas semanas para evitar este cenário.

“Será com certeza difícil, mas podemos evitar o abismo fiscal e o abismo climático ao mesmo tempo. Uma das maneiras seria com uma taxa de carbono”, afirmou Al Gore ao The Guardian.

Barack Obama mencionou a questão das alterações climáticas no seu discurso de vitória, dizendo que quer que as crianças norte-americanas vivam num país que “não esteja ameaçado pela ameaça destruidora de um planeta a aquecer”. Ambientalistas têm reagido com um optimismo moderado ao que o Presidente reeleito pode de facto fazer nesta área, uma vez que continuará a enfrentar um Congresso hostil – com maioria republicana na Câmara dos Representantes e uma maioria democrata escassa no Senado.

Fonte: Público
Original: http://goo.gl/KxGGY


FOLLOW US / SIGA-NOS:
              

Leave a Reply / Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: